Instituições e Economia Brasileira

Instituições e Economia Brasileira - Moura,Airton Pinto De Brum,Adriana Kirchof De | Tagrny.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Moura,Airton Pinto De Brum,Adriana Kirchof De
DIMENSÃO
3,64 MB
NOME DO ARQUIVO
Instituições e Economia Brasileira.pdf
ISBN
2832042025806

DESCRIÇÃO

"Instituições e Economia Brasileira - Uma Perspectiva Teórica, Econômica e Histórica Sobre o Atraso Econômico"A discussão em torno das oportunidades de acumulação de capital traz, à tona, a forma como se articulam e se configuram as instituições. Sob essa ótica, o desempenho é subjacente ao tipo de estratégia político-econômica adotada pelos atores imersos em um ambiente institucional específico. Por vias de fato, a apreciação das características de um regime de acumulação deve considerar duas questões essenciais sob o ponto de vista teórico: o primeiro diz respeito ao fato de que na realização de qualquer análise, devem-se evitar generalizações sob o risco de simplificar a realidade existente, bem como a complexidade dos problemas que a cercam. Em segundo lugar, antes que sejam estabelecidas leis de comportamento de cada período, recomenda-se sejam estudadas as características que embasam a formação socioeconômica de cada lugar em seu tempo, assim como sua história e a evolução do arcabouço institucional que dão aporte à aplicação das políticas de desenvolvimento. Nesse contexto, a presente obra traz uma coletânea de trabalhos que destacam as especificidades da configuração institucional na determinação dos resultados da economia nacional, em diferentes períodos de sua história, a começar pela época colonial. O foco da análise ocorre sob três perspectivas principais - a histórica, a econômica e a teórica- no intuito de averiguar as características na construção de consensos e na criação de mecanismos de administração de interesses e o surgimento de sinergias nas esferas econômicas, política, social e inovativa no Brasil, e buscar entender as razões do seu atraso econômico.

Indústrias Nucleares do Brasil S.A. Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A.

Instituições Políticas : como principais instituições políticas temos o Estado (e os poderes legislativo, executivo e judiciário), a Nação (o que reúne as pessoas que compartilham costumes, tradições, valores) e o Governo (monarquia e república). Instituições internacionais (FMI, OCDE, UNCTAD, ... fiscal e creditícia.

LIVROS RELACIONADOS