Psicologia Escolar e Arte - Uma Proposta para a Formação e Atuação Profissional

Psicologia Escolar e Arte - Uma Proposta para a Formação e Atuação Profissional - Silva,Silvia Maria Cintra da | Tagrny.org Temos o prazer de apresentar o livro. . Baixe o livro. em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Silva,Silvia Maria Cintra da
DIMENSÃO
5,77 MB
NOME DO ARQUIVO
Psicologia Escolar e Arte - Uma Proposta para a Formação e Atuação Profissional.pdf
ISBN
3987041081093

DESCRIÇÃO

O livrpo apresenta uma prática em Psicologia Escolra pouca convencional na formação de psicólogos. Por meio da música, da literatura e das artes visuais possibilitou que os alunos, professores e pais pudessem compreender as dificuldades no processo de escolarização de seus filhos.

Deste modo, é preciso enxergar a arte como um objeto de estudo aprofundado e não somente como uma atividade a mais nas instituições brasileiras. A publicação que ora apresentamos - Psicologia Escolar: Ética e competências na formação e atuação profissional -, resultado do trabalho e da dedicação de cada colega, em particular, é, ao mesmo tempo, fruto do exercício constante e sempre renovado de uma atividade e ação coletivas, cujo norte foi sempre o interesse maior de contribuir com o debate crítico e propositivo em torno ... A atuação do Psicólogo na Escola. Informações sobre os papéis (função) que um psicólogo pode exercer em um ambiente escolar. Para além da crítica, o estabelecimento de uma nova Psicologia Escolar 25 O perfil profissional do psicólogo escolar e os desafios à formação 33 Práticas e Contextos de Atuação em Psicologia Escolar 37 Práticas contemporâneas de atuação em Psicologia Escolar no Brasil 37 A presença da Psicologia Escolar no mundo 51 Psicologia e Estudos Humanísticos e integrando agora o Departamento de Psicologia da Faculdade de Artes e Humanidades, na Universidade da Madeira), levaram à constante reformulação do trabalho que tenho prestado à Universidade há 22 anos, desde o ano lectivo de 1996/1997. Isso é complexo porque exige uma mudança de paradigmas e o desenvolvimento de maneiras novas de trabalhar, focadas na colaboração, na coautoria e na interatividade, que caracterizam a revolução digital, algo que às vezes não está presente na estrutura das secretarias, seja na administração delas, nas formações ou nas propostas oferecidas às escolas. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v.19, n.3, p.435-444, 2015.

Psicologia escolar nos institutos Federais de educação, Ciência e tecnologia: oportunidades para atuação profissional A formação dos psicólogos prepara-os para prover uma gama de serviços de diagnóstico, avaliação, intervenção, prevenção e de promoção de saúde com foco especial nos processos de desenvolvimento de crianças, jovens ou adultos no contexto das escolas, mas que também envolve famílias, comunidade e se articula com programas pedagógicos e outros serviços, como de assistência social. Com base no exposto, esse artigo pretende relatar uma experiência de atuação em Psicologia Escolar com foco em professores no interior do Rio Grande do Sul. Inicialmente será realizada uma descrição das escolas participantes e demais detalhes metológicos.

LIVROS RELACIONADOS