Projetos Didáticos De Gênero Na Sala De Aula De Língua Portuguesa

Projetos Didáticos De Gênero Na Sala De Aula De Língua Portuguesa - Ana Maria de Mattos Guimarães Dorotea Frank Kersch | Tagrny.org Leia o livro. direto no seu navegador. Baixe o livro. da existência em formato PDF, TXT, FB2 no smartphone. E muito mais em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Ana Maria de Mattos Guimarães Dorotea Frank Kersch
DIMENSÃO
6,81 MB
NOME DO ARQUIVO
Projetos Didáticos De Gênero Na Sala De Aula De Língua Portuguesa.pdf
ISBN
8007526082106

DESCRIÇÃO

Preferimos começar este livro contando a história que lhe dá origem. Assim, era uma vez um grupo de pesquisadores que entendia que poderia e deveria ir além da academia, atravessar os muros da universidade e chegar à sala de aula. Ancorados no campo da Linguística Aplicada (...), o grupo se constituía em torno de preocupações a respeito de como ultrapassar a barreira entre o dizer e o fazer. Ora, isto se passa em 2003, quando os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) já haviam sido lançados há 5 anos e não se notavam mudanças importantes no cenário do ensino de língua materna. A história ganhou um novo capítulo no início de 2011, quando recebemos apoio da Capes (Programa Observatório da Educação). Desde então temos trabalhado na formação continuada de professores; nossas pesquisas nos haviam mostrado que, apesar dos bons resultados que alcançávamos com as experiências com sequência didática, os trabalhos às vezes eram um pouco artificiais. Nesse ponto entra o que estamos chamando de Projeto Didático de Gênero - PDG, que dá ênfase aos processos de letramento relacionados à prática social da escrita pelos alunos. E este livro conta um pouco disso. A primeira parte dele traz a ancoragem na didatização de gênero; na segunda, damos voz aos professores participantes do projeto, no momento em que relatam sua experiência com a construção dos PDGs e procuram também ouvir os seus alunos, que os ajudaram a desenvolver tais projetos.

O uso dos smartphones em sala de aula em geral é visto como uma distração, porém, considerou-se relevante a utilização dos aparelhos nas aulas do projeto como recurso tecnológico e ferramenta didática para a aplicação das aulas sobre o gênero entrevista. À Projeto: Funk: despertando pontos de vista em sala de aula Autora: Marlucia da Silva Souza Brandão - Marataízes (ES) Ao identificar o interesse dos alunos do 1º ano do ensino médio pelo funk, a professora Marlucia, que trabalha na Escola Estadual Domingos José Martins, localizada em Marataízes (ES), decidiu desenvolver um projeto que possibilitasse valorizar esse gênero musical como ... Sequências didáticas, cadernos de orientação, vídeos e recursos didáticos para auxiliar os professores no ensino da língua portuguesa.

Se os alunos tiverem de produzir um relatório e já forem experientes na escrita desse gênero, não é possível dizer que ele envolve a disciplina de Língua Portuguesa - afinal, eles só estão colocando em jogo o que sabem. PROJETOS DIDÁTICOS: OS GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA Jaciane Gomes Sousa de Lima Silva 1 Valdemir Melo de Sousa2 Andréa Tenório da Silva 3 RESUMO O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as possibilidades de ensino da Língua Portuguesa por meio dos gêneros textuais (BAKHTIN, 1992; MARCUSCHI, 2002; DOLZ E SCHNEUWLY, 2004 ... LETR, Santa Maria, Especial 22, n. 1, p.

LIVROS RELACIONADOS