Relações De Gênero E Trabalho Doméstico: Uma Pesquisa Com Estudantes Da EJA

Relações De Gênero E Trabalho Doméstico: Uma Pesquisa Com Estudantes Da EJA - Bastos,Ludimila Corrêa | Tagrny.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Bastos,Ludimila Corrêa
DIMENSÃO
10,96 MB
NOME DO ARQUIVO
Relações De Gênero E Trabalho Doméstico: Uma Pesquisa Com Estudantes Da EJA.pdf
ISBN
6022412237286

DESCRIÇÃO

A pesquisa que deu origem a este livro, Relações de gênero e trabalho doméstico: uma pesquisa com estudantes da EJA, foi desenvolvida com educandos que atuavam como trabalhadores domésticos. Nela, buscou-se analisar as relações de gênero construídas e vivenciadas por esses trabalhadores e compreender como se dava a interpretação de atribuições muitas vezes destinadas a mulheres e aparentemente aceitas como algo natural, nos discursos dos participantes deste estudo, que em alguns casos são mãe, pai, filha, filho, esposa, dona-de-casa, trabalhador/trabalhadora doméstico(a). A motivação para a pesquisa surgiu quando se constatou que a infrequência às aulas da EJA, por parte das mulheres era superior à dos homens e, descobriu-se que a causa desse fenômeno consistia no fato de trabalharem como empregadas domésticas e muitas residirem no local de trabalho. Partiu-se da hipótese de que nos grupos sociais que correspondem a estudantes da EJA ocorre a naturalização de funções e a atribuição de exclusiva responsabilidade às mulheres no que diz respeito às tarefas de cuidado, ou tarefas domésticas. Verificou-se com este estudo que praticamente todos os sujeitos pesquisados encaram o direcionamento de meninas e mulheres para as atribuições domésticas e de cuidado como algo natural. A situação de miserabilidade em que essas pessoas nasceram e cresceram e a ausência de acesso a políticas públicas que as atendessem adequadamente é o que fez com que integrassem no mundo do trabalho ainda na infância. O cansaço decorrente da extensão da jornada de trabalho situa-se nos discursos de nossos protagonistas como a maior dificuldade apontada para permanecerem na escola. No que diz respeito à questão racial, este livro mostra que o processo de inferiorização de mulheres negras mantém-se ao longo da história como resultado de herança cultural e faz com que situações de exploração de mão de obra doméstica sejam tratadas com certa naturalidade tanto por empregados, quanto por empregadores.

Encontre diversos livros escritos por Ludimila Corrêa Bastos com ótimos preços. TRABALHO DOMÉSTICO, RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO: um estudo com educandas/os da EJA ... conseguir uma licença para estudos e me deram total apoio para dedicar-me à esta tese.

estudante da EJA, ... Trabalho doméstico de adolescentes e reprodução das desiguais relações de gênero . Domestic labour of adolescents and reproduction of unequal gender relationships .

LIVROS RELACIONADOS