A Alfabetização Sob O Enfoque Histórico-Crítico: Contribuições Didáticas

A Alfabetização Sob O Enfoque Histórico-Crítico: Contribuições Didáticas - Cristina Dos Santos Dangió,Meire | Tagrny.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Cristina Dos Santos Dangió,Meire
DIMENSÃO
9,8 MB
NOME DO ARQUIVO
A Alfabetização Sob O Enfoque Histórico-Crítico: Contribuições Didáticas.pdf
ISBN
6870141329758

DESCRIÇÃO

"Sobre a obraEsta obra apresenta questões didático-pedagógicas de apropriação de conhecimentos científicos acerca do ensino da leitura e da escrita em uma perspectiva crítica de educação, alicerçada na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica, sendo que tais aportes teóricos encontram-se em franca ascensão como alternativas pedagógicas aptas à melhoria da qualidade educacional, notadamente nas escolas das redes públicas municipais. Não obstante, ainda não dispomos em nosso país de uma obra que elucide, especificamente, como proceder à alfabetização sob o enfoque histórico-crítico, sendo este o caráter inédito desta obra: a formulação de princípios didáticos. Entendemos digno de nota apontar que o método de alfabetização adotado por Cuba – referência mundial de sucesso em alfabetização – foi, entre outras, uma de nossas fontes de pesquisa para elaboração de tais princípios. Com tais proposições, esperamos auxiliar o professor no desempenho de sua tarefa como alfabetizador, estando cientes de que os domínios da leitura e da escrita se impõem como lastro de todo o percurso de escolarização, isto é, como dispositivo básico do qual dependerão os demais processos de aprendizagem que compõem o universo escolar e a vida no seio da cultura."

Como sugestão representativa dessas histórias, temos o livro O menino que aprendeu a ver, de Ruth Rocha (2013), cujo enredo traz a ideia sobre o personagem e seu processo de alfabetização, apresentando o encantamento do menino ... a alfabetizaÇÃo sob o enfoque histÓrico-crÍtico: contribuiÇÕes didÁticas - meire cristina dos santos dangiÓ e lÍgia mÁrcia martins O trabalho tem como objetivo analisar as ideias e proposições das peças didáticas do poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956), buscando possíveis relações entre tais textos, vistos em seus princípios didáticos, e as concepções que fundamentam o processo de alfabetização. Para a autora, o estudo é justificado pelo fato de que essa temática contribui para a ... O artigo em tela coloca em questão a concepção histórico-cultural de alfabetização tendo em vista apontar as relações entre ela e o processo de desenvolvimento psíquico dos indivíduos, postulando - em conformidade com os pressupostos teóricos da psicologia histórico-cultural, que a alfabetização se realiza no seio de um processo amplo de desenvolvimento cultural e ... A Alfabetização sob o Enfoque Histórico-crítico: Contribuições Didáticas por Meire Cristina Dos Santos Dangió Capa comum R$54.90 Em estoque.

ATTICO CHASSOT. EDUCAÇÃO. A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico: contribuições didáticas por: Dangió, Meire Cristina dos Santos [UNESP] Instituição de Defesa: (2017) A motivação do aprendiz para a aprendizagem escolar: a perspectiva histórico-cultural por: Mesquita, Afonso Mancuso de [UNESP] Instituição de Defesa: (2010) aprendizagem para o 1º ano do Ensino Fundamental, sob a orientação da Prof.ª Dr.

LIVROS RELACIONADOS