Educação e Relações Raciais - Conceituação e Historicidade - Col. Contextos da Ciência

Educação e Relações Raciais - Conceituação e Historicidade - Col. Contextos da Ciência PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
DIMENSÃO
11,38 MB
NOME DO ARQUIVO
Educação e Relações Raciais - Conceituação e Historicidade - Col. Contextos da Ciência.pdf
ISBN
2012386219192

DESCRIÇÃO

A diversidade dos objetos de investigação traçados neste livro percorre um longo caminho, que vai desde uma análise da experiência norte-america sobre as ações afirmativas, passa pelo movimento organizado da cultura Hip-Hop no Brasil, deflagra, a partir das narrativas orais, os proesso de educação e memória sobre o que vem a ser quilombola, até chegar ao pertencimento racial e às relações sociais estabelecidos em alguns espaços escolares da região amazônica. As discussões trazidas à tona apontam, sobretudo, para a valorização da identidade negra no sistema educacional brasileiro e para o fortalecimento de uma identidade positiva no tocante à superação da marca racial por meio das políticas de ações afirmativas e marcos regulatórios.

Como metodologia de pesquisa, faz-se um apanhado teórico, buscando-se discursos que constituem a Pedagogia como ciência da educação e o caminho a ser seguido se configura no procedimento de pesquisa bibliográfica. Para Gil (2009, p. EDUCAÇÃO INFANTIL E RELAÇÕES RACIAIS: A TENSÃO ENTRE IGUALDADE E DIVERSIDADE FÚLVIA ROSEMBERG RESUMO Este artigo tem por objetivo tensionar as implicações epistemológicas e políticas dos conceitos de igualdade/desigualdade e diversidade.

Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, 2011. [ Links ] SANTOS, R.

LIVROS RELACIONADOS