A Geração do Cinema Novo

A Geração do Cinema Novo - Simonard,Pedro | Tagrny.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Simonard,Pedro
DIMENSÃO
3,2 MB
NOME DO ARQUIVO
A Geração do Cinema Novo.pdf
ISBN
7051847650442

DESCRIÇÃO

"A Geração do Cinema Novo" é um estudo profundo sobre o movimento que marcou a cinematografia nacional nos anos 1960/1970. Com entrevistas realizadas pelo autor com personagens como Cacá Diegues, Saulo Pereira de Mello, Paulo César Saraceni, Walter Lima Junior, Mário Carneiro e Zelito Viana, entre outros, e pesquisa e análises de importantes documentos, esta obra oferece ao leitor todos os ingredientes que formaram e desenvolveram uma linguagem brasileira para cinema. Indo dos primórdios do cinema nacional até chegar ao Cinema Novo e ainda, no final, oferecendo uma análise sobre a linguagem cinematográfica atual, chamada de “Cinema da Retomada”, Pedro Simonard passeia de Humberto Mauro a Glauber Rocha, do filme “Limite” ao recente “Cidade de Deus”, sem perder o fôlego e o ritmo e, principalmente, o fio condutor de uma história de identidade cultural. Esmiuçando também o entorno das personagens, o autor detalha a importância dos cineclubes, do Centro Popular de Cultura (CPC) e até dos bares para aquela geração. Como diz o cineasta e documentarista Vladimir Carvalho em seu Prefácio, Pedro Simonard trabalha sobre “matéria viva, coletada de fonte fidedigna” e os “atores” não são reduzidos à letra fria do papel – pelo contrário, se fazem “ouvir” vivamente quando falam sobre a práxis do passado cinemanovista.

Lopes e Pedro Valente Lima ; 13:01 - 26 Novembro, 2018; 431; 0; No primeiro dia do Porto/Post/Doc, o festival recebeu jovens realizadores portugueses numa sessão que celebra o passado, a juventude e o cinema português. Uma geração contemporânea da "movida" madrilena e da nova vaga do rock feito em Portugal, que tinha maioritariamente estudado na Escola Superior de Teatro e Cinema (o antigo Conservatório ... CUNHA, Paulo - Um buraco chamado Portugal: a «europeização» da geração do novo cinema português (1962-74). Revista Estudos do Século XX .

Como realizador, Eryk Rocha tem trabalhado a sua filiação, quer biológica quer simbólica, como uma coisa inescapável. Este filme é uma ambiciosa tentativa de "história do cinema ... Vencedora do Prémio Nacional de Cultura e Artes 2016, na categoria de cinema, com o documentário Independência, a Geração 80 é uma produtora angolana que nasce de uma geração pós independência, apresentando em seus trabalhos a dinâmica urbana, e funde estes trabalhos no seu empenho ao desenvolvimento da cultura e artes.

LIVROS RELACIONADOS