Durkheim - Direito , Moral , Conhecimento , Religião

Durkheim - Direito , Moral , Conhecimento , Religião - Souza,Ricardo Luiz de | Tagrny.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Souza,Ricardo Luiz de
DIMENSÃO
3,67 MB
NOME DO ARQUIVO
Durkheim - Direito , Moral , Conhecimento , Religião.pdf
ISBN
6564409163589

DESCRIÇÃO

Por que ler Durkheim hoje? Por ser ele um clássico da sociologia - um dos fundadores da disciplina - parece ser uma resposta suficiente, mas essa suficiência carrega em si um tanto de ambiguidade e mesmo um questionamento à necessidade desta leitura. A leitura se torna obrigatória porque os temas que Durkheim abordou são atuais ainda hoje, porque os questionamentos que ele fez continuam sendo feitos e porque as respostas que ele deu tornaram-se clássicas.A obra visa manter avivado o diálogo e permitir a construção permanente de uma sociedade mais justa e fraterna por meio da produção de novos conhecimentos e sua difusão sistemática.

A realidade social e moral do direito: uma perspectiva durkheimiana. De acordo com o pensamento do sociólogo Emile Durkheim, a religião funcionaria como reguladora das relações socais, difusora da moral que garantiria a estabilidade social e obediências às regras. Sua teoria divide todas as coisas, reais e ideais, em dois grupos opostos, o profano e o sagrado. Durkheim disse, em essência, que a religião é a fonte de todo o conhecimento humano.

Isso pode parecer estranho à ciência moderna, que acredita ser independente de qualquer influência religiosa. Émile Durkheim (1858-1917) é considerado - assim como Karl Marx e Max Weber - um dos três autores fundamentais do pensamento sociológico clássico, tendo produzido contribuições intelectuais determinantes para esta nova ciência que surgiu no século XIX.. Suas ideias aproximam-se do positivismo de Augusto Comte, mas se afastam do mestre porque, para ele, o positivismo falhou em ... O conceito de consciência coletiva foi criado pelo sociólogo francês Émile Durkheim e é definido como o conjunto de características e conhecimentos comuns de uma sociedade, que faz com que os indivíduos pensem e ajam de forma minimamente semelhante.

LIVROS RELACIONADOS