As Mudanças No Mundo do Trabalho do Jornalista

As Mudanças No Mundo do Trabalho do Jornalista - Figaro,Roseli | Tagrny.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Figaro,Roseli
DIMENSÃO
11,89 MB
NOME DO ARQUIVO
As Mudanças No Mundo do Trabalho do Jornalista.pdf
ISBN
6656595908579

DESCRIÇÃO

Uma série de funções desapareceu do cenário das rotinas produtivas do métier do jornalista. Os produtos jornalísticos impressos, televisivos ou radiofônicos são produzidos de maneiras completamente diferentes do que há cerca de vinte anos. O tempo e o espaço, comprimidos pelas possibilidades das tecnologias de comunicação e de informação, foram assimilados nos processos de produção de modo a reduzir o tempo para a reflexão, a apuração e a pesquisa no trabalho jornalístico.O espaço de trabalho encolheu e ao mesmo tempo diversificou-se, transformando as grandes redações em células de produção que podem ser instaladas em qualquer lugar com Internet e um computador. O jornalismo on line, em tempo real, os blogs e as ferramentas das redes sociais são inovações nas rotinas profissionais. E o que tudo isso representa em termos de mudanças no perfil do profissional e nas formas de relação com o trabalho? Como a vida desse trabalhador se organiza no trabalho? O que ele pensa sobre o próprio trabalho e sobre o jornalismo?Essas e outras questões são analisadas neste livro, que reúne evidências do mundo do trabalho dos jornalistas de São Paulo no desabrochar do século XXI, apreendendo basicamente as “mudanças” que determinam sua inserção na vida cotidiana.O relato e a análise dos resultados da pesquisa O perfil do jornalista e os discursos sobre o jornalismo: um estudo das mudanças no mundo do trabalho do jornalista profissional em São Paulo (2009-2012), que o leitor encontra neste livro,é fruto de um trabalho coletivo, realizado pelos pesquisadores do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.Obra recomendada para estudantes e profissionais da área de comunicação, por oferecer estudos práticos do cotidiano do jornalista e do comunicador. Leitura complementar para disciplinas que abrangem as áreas de Comunicação/Jornalismo e para programas de pós-graduação em Comunicação Social.

... Outra questão que necessitou de mudança foi a redução nos custos da produção, no intuito de aumentar o lucro dos capitalistas.

Jornalistas debatem as mudanças no mercado de trabalho. Em palestra na Câmara Municipal de São Paulo, no dia 17 de outubro, a professora Roseli Fígaro, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, apresentou uma pesquisa realizada com mais de 500 jornalistas de todo o País. Já publicada no livro As Mudanças no Mundo do Trabalho do Jornalista, a pesquisa mostra que uma série de funções ... Novo perfil do profissional no mercado.

LIVROS RELACIONADOS