DIREITO DO TRABALHO LIQUIDO, o

DIREITO DO TRABALHO LIQUIDO, o - Castelo,Jorge Pinheiro | Tagrny.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Castelo,Jorge Pinheiro
DIMENSÃO
5,51 MB
NOME DO ARQUIVO
DIREITO DO TRABALHO LIQUIDO, o.pdf
ISBN
4802802133353

DESCRIÇÃO

No momento que se debate a respeito da superação da legislação trabalhista, com apresentação e finalização de lei de reforma radical da legislação laboral, é fundamental entender o movimento derivado do fenômeno do capitalismo líquido (próprio da pós modernidade líquida), em curso, que exige um direito do trabalho líquido e sem compromissos de longo prazo e que acarreta profundas mudanças em todos os aspectos da vida do ser humano, quer sejam políticos (cidadania, solidariedade), sociais (novas “subclasses”), pessoais (laços familiares), e, laborais (o trabalhador “comodificado” tal qual uma mercadoria qualquer).Jorge Pinheiro Castelo (em continuação e complementação à obra “O Direito Material e Processual do Trabalho e a Pós Modernidade”) nesse livro esclarece a passagem do direito do trabalho sólido para um direito do trabalho líquido, partindo da formação original do direito do trabalho sólido, examinando os fenômenos, os conceitos e as estratégias oriundas da sociedade de consumidores e líquida que produziram as condições para o surgimento do direito do trabalho líquido, abordando temas como a revolução tecnológica, a flexibilidade, a desregulação do trabalho, o trabalho temporário, o trabalho terceirizado, o trabalho intermitente, o teletrabalho, o home office, a inadequação da ação sindical, a proposta do negociado sobre o legislado, apontando as consequências e os “danos colaterais”. Ao final, aponta a necessidade do estabelecimento de um terceiro e novo compromisso histórico entre o capital e o ser humano na pós-modernidade líquida, para que se obtenha uma boa resolução do conflito entre capitalismo/economia e o direito do trabalho no capitalismo líquido da pós-modernidade líquida, de forma que os homens não se esqueçam que tudo depende como são tratados os seres humanos.

Existindo justa causa o trabalhador tem direito a receber entre 15 e 45 dias de retribuição base e diuturnidades por cada ano completo de antiguidade. O jurista Jorge Pinheiro Castelo lança no próximo dia 5 de dezembro, terça-feira, na Livraria da Vila, em São Paulo, o livro "O Direito do Trabalho Líquido - o negociado sobre o legislado, a terceirização e o contrato de curto prazo na sociedade da modernidade líquida" (LTr Editora).. Inspirada no conceito de Zygmunt Bauman de que vivemos na modernidade líquida e tendo como pano ... A partir desta perspectiva - a modernidade líquida e o Direito líquido -, será feita uma análise da MP 881, de 2019, conhecida como Medida Provisória da Liberdade Econômica (cuja conversão em Lei já foi aprovada pelo Senado), e seus principais impactos no Direito do Trabalho. Direito do trabalho é o ramo jurídico que estuda as relações de trabalho.

Confira! DIREITO DO TRABALHO LÍQUIDO, O - O NEGOCIADO SOBRE O LEGISLADO A TERCEIRIZAÇÃO E O CONTRATO DE CURTO PRAZO NA SOCIEDADE DA MODE... de CASTELO, JORGE PINHEIRO, editora LTR por R$ 50,40 no Pook Book.

LIVROS RELACIONADOS