Travessia da Calunga Grande

Travessia da Calunga Grande - Moura,Carlos Eugênio Marcondes de | Tagrny.org Temos o prazer de apresentar o livro. . Baixe o livro. em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Moura,Carlos Eugênio Marcondes de
DIMENSÃO
9,23 MB
NOME DO ARQUIVO
Travessia da Calunga Grande.pdf
ISBN
3776090000065

DESCRIÇÃO

A pesquisa que resultou esta publicação procurou as imagens do negro nas mais variadas fontes: literatura de viagens, iconografia produzida pelos artistas viajantes, revistas ilustradas do Segundo Reinado e fotografia. Óleos sobre tela e madeira, desenhos, gravuras, esculturas, charges e caricaturas, daquerreótipos, ambrótipos, fotos sobre papel albuminado: cada uma das imagens criadas nesses diferentes suportes é documento de extraordinário interesse para a história social. O conjunto surpreende por uma diversidade e riqueza. Foram catalogadas cerca de 2.600 imagens, das quais pouco mais de 500 são reproduzidas.

As imagens se reportam a três ... SINOPSE. Os cativos afronegros que chegaram ao Brasil, forçados a fazer a travessia da Calunga Grande - expressão com que designavam o mar - são os protagonistas de uma narrativa que este livro se propõe a ilustrar, por meio de imagens que rastreiam sua contribuição e a de seus descendentes na construção do país ao longo de três séculos. PDF | On Jan 1, 2001, Schwarcz Lilia Katri Moritz published A travessia da Calunga Grande: Três séculos de imagens sobre o Negro no Brasil.

A peça refaz A TRAVESSIA DA CALUNGA GRANDE (Calunga significa mar e morte, em língua bantu) e relembra o processo de esquecimento e sincretismo das raízes africanas na formação cultural do país. Édipo, o decifrador de enigmas, investiga a causa da peste que assola Tebas. Calunga na África tem o significado de rio, e Calunga Grande é o grande rio, nesse caso o Oceano Atlântico.

LIVROS RELACIONADOS