O Manuscrito Voynich

O Manuscrito Voynich - Walker,David G. Walker,David G. | Tagrny.org Temos o prazer de apresentar o livro. . Baixe o livro. em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Walker,David G. Walker,David G.
DIMENSÃO
10,65 MB
NOME DO ARQUIVO
O Manuscrito Voynich.pdf
ISBN
2242487575530

DESCRIÇÃO

Na primavera de 1912, Wilfrid Voynich, comerciante de livros antigos, descobriu em uma cidade perto de Roma um manuscrito que, pelo seu aspecto, parecia um grimório medieval, escrito em linguagem estranha que, até o dia de hoje, ninguém conseguiu decifrar. Durante os últimos 100 anos, seu texto tem sido exaustivamente analisado por cientistas, linguistas e especialistas em criptografia, tanto civis quanto militares, porém nada foi esclarecido. O alfabeto utilizado segue sem identificação, e o conteúdo do livro permanece um mistério. Há um século de fracassos tem se alimentado a teoria de que este cumpre exatamente a lei de Zipf, segundo a qual a frequência de aparições das distintas palavras, que formam um idioma, segue uma norma rígida, aparecendo a palavra mais frequente exatamente o dobro de vezes da palavra que segue em frequência de utilização, o triplo da seguinte e assim sucessivamente. Esta lei promulgada na década de 1940 pelo linguista George K. Zipf, da Universidade de Harvard, está presente em todos os idiomas conhecidos. Não é provável que o autor do Manuscrito Voynich fosse conhecedor da lei de Zipf, anunciada muitos séculos depois, e, portanto, que fosse aplicada em uma linguagem por ele inventada. Uma das teorias mais recentes a respeito deste misterioso livro é a apresentada pela doutora Edith Sherwood que, segundo ela, trata-se de uma obra de Leonardo da Vinci, produzida quando este contava com 8 ou 9 anos de idade. A doutora Sherwood mostra a semelhança entre a escritura do manuscrito e a da criança Leonardo, que é conservada em outros documentos. Ocultas nas ilustrações do livro figuram numerosas assinaturas com a palavra “Vinci”, ao estilo das que aparecem em outras obras do autor. Em um dos desenhos podem ser vistos alguns edifícios que bem poderiam remeter à cidade de Vinci, assim também um castelo de planta quadrangular. Curiosamente, o único castelo com esta característica que existe em todo o norte e centro de Itália encontra-se próximo à cidade de Vinci. Em outra das páginas, com temas astrológicos, a doutora Sherwood, inclusive, indica a data de nascimento de Leonardo da Vinci figurando no centro do desenho (olhando através de um espelho pode se ver claramente seu nome demonstrando, assim, o grande interesse de Leonardo pela escrita especular). São tantos os detalhes que apontam claramente a possibilidade de Leonardo da Vinci ter sido o autor do misterioso livro. O presente livro contém o Manuscrito Voynich reproduzido em sua totalidade.

A datação por carbono provou que ele remonta ao século 15, e pesquisadores acreditam que foi escrito na Europa Central. Embora alguns estudiosos tenham sugerido que o livro seja uma fraude, ... O livro mais misterioso do mundo, este é o titulo dado ao chamado manuscrito de Voynich, uma das mais enigmaticas descobertas do ultimo século.

Após sua morte, o item foi parar na Universidade Yale, EUA, onde é ... Você já ouviu falar sobre o Manuscrito Voynich?Nós do Mega Curioso já falamos a respeito dele por aqui e, caso você não saiba o que ele é, se trata de um dos livros mais misteriosos que ... Manuscrito Voynich res que se assemelham a uma cidade há uma teoria que diz que foi escrito no norte da Itália. O livro ganhou o nome do livreiro polaco-estadunidense Wilfrid M.

LIVROS RELACIONADOS