Entre A Casa e A Rua - o Espaço Ficcional e A Personagem Feminina No Português Da...

Entre A Casa e A Rua - o Espaço Ficcional e A Personagem Feminina No Português Da... - Girola,Maristela Kirst de Lima | Tagrny.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Girola,Maristela Kirst de Lima
DIMENSÃO
8,73 MB
NOME DO ARQUIVO
Entre A Casa e A Rua - o Espaço Ficcional e A Personagem Feminina No Português Da....pdf
ISBN
9630967595123

DESCRIÇÃO

"Entre a Casa e a Rua: O Espaço Ficcional e a Personagem Feminina no Romance Português da Segunda Metade do Século XX" é o título da interessantíssima obra escrita pela autora Maristela Kirst de Lima Girola e que toma como objecto romances e autores maiores do Século XX em Portugal: Agustina Bessa-Luís, José Cardoso Pires, Maria Velho da Costa, António Lobo Antunes e José Saramago. O livro analisa, de forma exemplar, o modo como a construção da personagem feminina se vai tornando mais complexa e elaborada no romance português da segunda metade do século XX. Esta progressiva complexificação acompanha as modificações dos percursos típicos e dos espaços das personagens femininas, que vão circulando entre "a casa" tradicional e uma nova "rua" conquistada, expressão de uma liberdade existencial, política e simbólica que Maristela Girola exemplarmente estuda. O espaço feminino é assim redescoberto e mesmo reinventado, enquanto a personagem feminina ganha dimensões insuspeitadas em termos da sua complexificação, deixando para trás estereótipos e imagens repetidas. Novas mulheres que arrastam consigo educações e memórias e que, no seu corpo, cruzam sexualidade e escrita, sinalizando a forma decisiva como a segunda metade do século XX soube, também por meio do romance, reinventar a representação dos relacionamentos entre homens e mulheres, em Portugal. Maristela Girola elabora um cuidadoso e inovador trabalho em torno desta temática, cuja importância não é demais realçar. A forma como ela convoca estudos de memória, estudos sobre mulheres, o trabalho sobre teoria e história literária e análise literária coloca esta obra entre as melhores que sobre o tema têm vindo a ser elaboradas, em Portugal e no Brasil. Do Prefácio de Helena Buescu - Centro de Estudos Comparatistas (Directora). Profª Catedrática Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

No entanto, o antagonista não precisa ser necessariamente uma pessoa ou personificação de objeto, animal, entre outros, mas aquilo que dificulte os objetivos do protagonista. A Casa e a Rua são usadas no livro de Roberto DaMatta como grandes metáforas para ajudar a entender o comportamento, as relações e as contradições da sociedade brasileira. O âmbito de A Casa e a Rua acaba por envolver o espaço, a cidadania, a mulher e até a morte como variáveis fundamentais à compreensão dessa sociedade. pt | es; Toggle navigation.

o espaço privado e o espaço público (ou a casa e a rua), ... opera através de digressões no tempo, em um permanente ir e vir entre o passado e o presente.

LIVROS RELACIONADOS