As Fazedoras De Saberes

As Fazedoras De Saberes - Manfrinate,Rosana Nora,Giseli Dalla Amorim,Denize Aparecida Rodrigues | Tagrny.org Temos o prazer de apresentar o livro. . Baixe o livro. em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Manfrinate,Rosana Nora,Giseli Dalla Amorim,Denize Aparecida Rodrigues
DIMENSÃO
6,39 MB
NOME DO ARQUIVO
As Fazedoras De Saberes.pdf
ISBN
3753194908836

DESCRIÇÃO

As fazedoras de saberes: Diálogos das Mulheres Quilombolas do Mutuca com a Educação Ambiental, Gênero e Justiça Climática foi concebida como oficinas pedagógicas em um diálogo entre o Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA), da Universidade Federal de Mato Grosso e a Associação da Comunidade Negra Rural Quilombo Ribeirão da Mutuca (MT), Acorquirim.Mutuca é uma comunidade quilombola que fica localizada no município de Nossa Senhora do Livramento a 60 quilômetros de Cuiabá, capital de Mato Grosso, onde moram 130 famílias. Descendentes de pessoas que foram escravizadas, a comunidade se estabeleceu ali há mais de um século. No passado, viveram muitos episódios de perseguições, despejos, injustiças, violência por conta dos fazendeiros da região que não admitiam que a comunidade fosse a verdadeira dona da terra.A comunidade quilombola do Mutuca faz parte do Complexo do Quilombo Mata Cavalo, o qual tem sua população dividida em seis comunidades, com várias denominações utilizadas pelos moradores no processo de identificação das famílias: Comunidade Estiva (Ourinho); Comunidade Mata Cavalo de Baixo; Comunidade Mata Cavalo do Meio; Aguaçu (Passagenzinha); Comunidade Mutuca e Comunidade Mata Cavalo de Cima.Tudo o que foi visto e conhecido durante as oficinas serviu de base para os trabalhos finais, que se tornaram este material para a publicação acordada como produto final desse processo. Assim foram escolhidos quatro temas principais e trabalhados em quatro grupos: A Natureza do quilombo; Mulheres Históricas: Mulheres de luta, parteiras, benzedeiras, rezadeiras e festeiras; Calendário de festas: nossa forma de celebração; Comidas típicas, receitas e seus ingredientes. Assim tudo o que foi construído pelo grupo, tanto nos dias das oficinas, como no trabalho de campo que foi orientado por cada uma/um de nós do GPEA, transformou-se em um capítulo desta publicação. Assinamos todas juntas, pois entendemos que foi uma linda partilha, na qual cada uma escreveu sua parte.

Denize Amorim . A comunidade quilombola Ribeirão do Mutuca, que fica na zona rural de Nossa Senhora do Livramento, situada às margens da Rodovia MT 060, entrada à direita no km 26, no sentido Poconé, tem histórias de resistências e nos encanta com sua cultura e saberes da vida. Lançamento do livro As fazedoras de saberes: Diálogos das Mulheres Quilombolas do Mutuca com a Educação Ambiental, Gênero e Justiça Climática em Mutuca, Livramento, MT será neste sábado, 10. O livro As Fazedoras de Saberes: Diálogos das Mulheres Quilombolas do Mutuca com a Educação Ambiental, Gênero e Justiça Climática traz a beleza dos encontros pedagógicos, tornando as 32 ... As fazedoras de saberes: Diálogos das Mulheres Quilombolas do Mutuca com a Educação Ambiental, Gênero e Justiça Climática foi concebida como oficinas pedagógicas em um diálogo entre o Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA), da Universidade Federal de Mato Grosso e a Associação da Comunidade Negra Rural Quilombo Ribeirão da Mutuca (MT), Acorquirim ... Por: Denize Aparecida Rodrigues de Amorim A comunidade quilombola Ribeirão do Mutuca, que fica na zona rural de Nossa Senhora do Livramento, situada às margens da Rodovia MT 060, entrada à direita no km 26, no sentido Poconé, tem histórias de resistências e nos encanta com sua cultura e saberes da vida.

Opinião & Artigos; Mindful eating COMER CONSCIENTE … 13 de agosto de 2019; Author Ronaldo Pacheco; 194. Opinião & Artigos; Os sinais … 12 de agosto de 2019; Author Ronaldo Pacheco; 266.

LIVROS RELACIONADOS