Porventura

Porventura - Ventura,Mauro | Tagrny.org Leia o livro. direto no seu navegador. Baixe o livro. da existência em formato PDF, TXT, FB2 no smartphone. E muito mais em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Ventura,Mauro
DIMENSÃO
12,7 MB
NOME DO ARQUIVO
Porventura.pdf
ISBN
2726667508222

DESCRIÇÃO

Não é pouca a responsabilidade do cronista moderno — resgatar a tradição e preservar o legado de antecessores como João do Rio, Rachel de Queiroz, Rubem Braga e muitos outros —, mas Mauro Ventura a leva a efeito com mestria. Nos textos reunidos neste livro, entre inéditos e outros de grande repercussão publicados ao longo de duas décadas em veículos como Jornal do Brasil, O Globo e, mais recentemente, a internet, autor convida leitor a trafegar por um Rio de Janeiro tão lindo quanto ardiloso, com suas ruas, feiras, delegacias, calçadas e, principalmente, pessoas; por alas estreitas de comunidades esquecidas pelo poder institucional, onde pessoas (in)comuns realizam projetos sociais extraordinários; pelos cômodos do lar, onde a convivência com a família e os amigos proporciona experiências inusitadas; enfim, pela vida, fornecedora da matéria-prima indispensável a toda boa crônica.

Por ventura = por sorte Na locução por ventura apenas é dada significação a um dos valores do substantivo ventura, que indica um acontecimento favorável, ou seja, uma boa sorte, dita, fortuna, felicidade. porventura Significado de Porventura. advérbio Demonstra que o falante expressa, no plano hipotético, o teor da oração que pretende modificar; por hipótese, por acaso: se porventura ela aparecer, você me chama? Em frases interrogativas, geralmente em interrogações retóricas; por casualidade: o professor é porventura o escritor deste livro? For longer than we've called ourselves this: Porventura.

Destino (bom ou ruim); sorte: possui a boa ventura de ser feliz. Circunstância e acontecimento favoráveis, mas que não dependem dos desejos da pessoa que deles se beneficia.

LIVROS RELACIONADOS