A Vida a Partir dos 40 - Conflitos, Desafios e Reconstruções

A Vida a Partir dos 40 - Conflitos, Desafios e Reconstruções - Balbinotti,Helena Beatriz F. | Tagrny.org Temos o prazer de apresentar o livro. . Baixe o livro. em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em tagrny.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Balbinotti,Helena Beatriz F.
DIMENSÃO
4,77 MB
NOME DO ARQUIVO
A Vida a Partir dos 40 - Conflitos, Desafios e Reconstruções.pdf
ISBN
9543537562321

DESCRIÇÃO

A autora - ao reconhecer que a prolongação da vida humana é uma realidade incontestável - de forma simples e profunda transita sobre os envolvimentos desse período, que denomina de Adulto Maduro. Dedicado aos estudantes, profissionais e indivíduos em geral, este livro amplia os conceitos sobre a psicologia e a psicanálise para os adultos maduros, de hoje e do futuro. Seu propósito é dirigir um recado aos jovens e um convite aos adultos maduros sobre esse fenômeno relativamente novo - a expectativa de envelhecer. Pensar a vida a partir dos 40 anos até idades centenárias, conforme previsões estatísticas, e planejar a segunda etapa da vida, exige resgatar o positivo da fase, transformando as angústias em ações, adotando atitudes acertadas, em um entrelaçamento inconsciente, consciente, responsável, individual e coletivo. Por entender ser impossível não se envolver nesse esforço, em um momento em que um indivíduo inicia a mais longa etapa existencial de sua vida, o livro procura oferecer, através da interação de subjetividades, um encontro deste indivíduo consigo mesmo e com o outro. A maioria dos leitores deste livro chegará aos 80, 90, 100 anos de idade ou mais. Muitos deles são jovens que não se deram conta de que o envelhecimento é algo presente e ativo em cada um. Outros leitores, já como adultos maduros, entenderam que envelhecer é obrigatório, porém amadurecer é opção. Como viver esta fase de forma leve, mas responsável, é uma proposta imprescindível aos que desejam percorrer o caminho da longevidade que não é linear, mas que pode ser de construções e travessias.

Se por um lado o sufrágio universal simboliza o conceito sob seu viés representativo, não é possível deixar de elencar os desafios das liberdades de expressão, associação e imprensa, bem como a existência de órgãos neutros que garantam a lisura dos pleitos, a posse dos eleitos e as datas pré-definidas para tais eventos. Tendo como ponto de partida um conjunto de transformações que têm vindo a ocorrer com maior intensidade desde meados dos anos 80, procuramos explorar as suas influências na produção e utilização dos espaços urbanos da contemporaneidade. Dinâmicas de mercadorização e privatização inscrevem-se em diversos tipos de espaços (ex: frentes de água reabilitadas, parques temáticos, etc ... Cabe ressaltar que a gestão escolar é uma dimensão, um enfoque de atuação, um meio e não um fim em si mesmo, uma vez que o objetivo final da gestão é a aprendizagem efetiva e significativa dos alunos, de modo que, no cotidiano que vivenciam na escola, desenvolvam as competências que a sociedade demanda, dentre as quais se evidenciam: pensar criativamente; analisar informações e ... A vida adulta média era um hiato relativamente sem ocorrências especiais entre as mudanças mais dramáticas do início da vida adulta e a velhice.

A crise do padre Quando nos propomos falar da dimensão humana do presbítero, logo nos vêm à mente os desafios atuais, relacionados, sobretudo, à vivência afetivo-sexual. Os escândalos gerados pela má conduta de alguns presbíteros nos condicionam a uma visão negativa da sua humanidade.

LIVROS RELACIONADOS